Mundo
‘É bom que não vá’: Biden celebra ausência de Trump em sua posse
Presidente eleito se referiu ao republicano como ‘um embaraço para o país’ e um dos presidentes mais incompetentes da história’
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, recebeu bem nesta sexta-feira 8 a notícia de que o presidente Donald Trump não pretende comparecer à sua posse, em 20 de janeiro. O democrata considerou o comunicado de Trump uma “coisa boa”.
“Me disseram no caminho para cá que ele indicou que não compareceria à cerimônia de posse”, declarou Biden em entrevista coletiva em seu reduto de Wilmington, em Delaware.
“Uma das poucas coisas em que ambos concordamos. É bom que não vá”, disse o democrata aos jornalistas, chamando Trump de “um embaraço para o país”.
“Ele não está em posição de exercer o cargo”, acrescentou o presidente eleito sobre Trump, que enfrenta a possibilidade de ser submetido a um segundo processo de impeachment na próxima semana por incitar seus partidários a invadir o Capitólio.
“Ele superou até mesmo minhas piores opiniões sobre ele”, disse Biden. “É um dos presidentes mais incompetentes da história dos Estados Unidos da América”.
Por outro lado, Biden disse que o vice-presidente Mike Pence seria bem-vindo.
Trump anunciou na sexta-feira que não comparecerá à transição. “Para todos que me perguntaram, não comparecerei à cerimônia de posse em 20 de janeiro”, escreveu o republicano no Twitter.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



