Mundo

Duas rádios e uma emissora de TV são incendiadas durante ataques de gangues no Haiti

Porto Príncipe está dominada por uma nova onda de violência

Duas rádios e uma emissora de TV são incendiadas durante ataques de gangues no Haiti
Duas rádios e uma emissora de TV são incendiadas durante ataques de gangues no Haiti
Sede da Radio Television Caraibes, em Porto Príncipe, capital do Haiti, incendiada por gangues. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Uma emissora de televisão haitiana denunciou neste domingo 16 ter sido atacada e assaltada, a poucos dias de outros dois importantes meios de comunicação do país também serem atacados, em meio a novos surtos de violência na capital.

A emissora Telepluriel anunciou em seu site que as instalações foram “esvaziadas de seus equipamentos” para depois serem incendiadas na noite de sábado para domingo.

Na noite de quarta para quinta-feira, as instalações das estações de rádio Mélodie FM e Radio-Télévision Caraïbes, a mais antiga do país, no centro de Porto Príncipe, também foram incendiadas, disseram à AFP vários repórteres desses meios de comunicação.

A Radio Télévision Caraïbes (RTVC), considerada pilar da informação em Haiti, foi atingida pela violência das gangues armadas, indicou na rede X o primeiro-ministro Alix Didier Fils-Aimé.

Em um comunicado, a Associação Nacional de Meios Haitianos afirmou que “condena sem reservas este ato infame que consagra a continuidade do caos”.

Porto Príncipe está sendo dominada por uma nova onda de violência devido aos confrontos entre grupos e gangues armadas, que também atacam vários bairros que não estavam sob seu controle.

Em dezembro, dois jornalistas e um policial morreram em um tiroteio iniciado por gangues.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo