Mundo

assine e leia

Donald “Capone”

Acusado de diversos e graves crimes, o ex-presidente Trump, por enquanto, vira réu por fraude fiscal. Será só o começo?

Incitação. O republicano posa de vítima, insufla sua base e tenta manter-se no páreo da corrida presidencial – Imagem: Timothy A. Clary/AFP e Giorgio Viera/AFP
Apoie Siga-nos no

Por muito tempo o ex-presidente Donald Trump misturou o público e o privado. Por anos, rotulou problemas legais pessoais como perseguição política. Escapou de incontáveis escândalos envolvendo-se em outros ainda maiores. Por décadas, conseguiu escapar da Justiça, mas, tal qual Al ­Capone, acabou no banco dos réus por crimes fiscais. São 34 denúncias de falsificação de registros comerciais em primeiro grau. A ponta de lança é um esquema de suborno que, acusa a promotoria de ­Manhattan, em Nova York, teve impacto na vitória nas eleições presidenciais de 2016.

O anúncio de que se apresentaria no Tribunal de Nova York na terça-feira 4 deixou o país em frenesi. Trump foi o primeiro ex-presidente dos EUA a ser indiciado criminalmente. Protelou o quanto pôde sua ida até a cidade natal com a esperança de mobilizar o maior número possível de apoiadores. Bem mais do que eleitores democratas, os nova-iorquinos são sabidamente “anti-Trump”. Nas redes sociais, aliados simulavam enquetes sobre se o republicano deveria se entregar – como se ele tivesse alternativa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo