Mundo

Dois jornalistas morrem em bombardeio israelense em Gaza, anuncia ministério

Desde o início da guerra, pelo menos 77 jornalistas e trabalhadores da imprensa morreram

Dois jornalistas morrem em bombardeio israelense em Gaza, anuncia ministério
Dois jornalistas morrem em bombardeio israelense em Gaza, anuncia ministério
Registro de ataque israelense em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 7 de janeiro de 2024. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Saúde do Hamas afirmou neste domingo 7 que dois jornalistas palestinos morreram em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza.

Mustafa Thuria, um cinegrafista independente que trabalhava para a agência AFP, e Hamza Wael Dahdouh, repórter do canal Al Jazeera, morreram enquanto viajavam em um veículo, disseram o ministério e as equipes de resgate.

O pai de Hamza, Wael al Dahdouh, editor-chefe do escritório da Al Jazeera na Faixa de Gaza, foi recentemente ferido em um bombardeio.

A esposa de Wael al Dahdouh e outros dois filhos foram mortos em um ataque israelense nas primeiras semanas da guerra.

Thuria trabalhava para a AFP desde 2019.

Desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, em 7 de outubro, pelo menos 77 jornalistas e trabalhadores da imprensa morreram, segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, com sede em Nova York.

Dos 77 repórteres mortos, 70 eram palestinos, quatro israelenses e três libaneses.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo