Mundo
Diretor de uma das principais prisões da Colômbia é morto a tiros
Segundo a imprensa local, ele havia recebido ameaças de detentos, que o alertaram para não voltar a ordenar operações dos guardas em alguns pátios da prisão


O diretor da prisão La Modelo, um dos principais centros penitenciários da Colômbia, foi morto a tiros nesta quinta-feira (16), em Bogotá, após receber ameaças de morte, informou o ministro da Justiça, Néstor Osuna.
O coronel reformado Elmer Fernández foi alvejado dentro de um carro da autoridade carcerária Inpec.
Fernández tomou posse em 4 de abril. “Ele cumpria as ordens de impor disciplina e fazia revistas aleatórias. Hoje, foi assassinado de forma vil”, lamentou o presidente do país, Gustavo Petro, na rede social X.
O líder esquerdista anunciou “um conselho de segurança extraordinário para estabelecer medidas para todas as prisões do país”.
Segundo a imprensa local, Fernández havia recebido há algumas semanas ameaças em panfletos por parte de detentos, que o alertaram para não voltar a ordenar operações dos guardas em alguns pátios da prisão, uma das principais do país e que abriga cerca de 3 mil detentos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Presidente da Colômbia pede que TPI emita uma ordem de prisão contra Netanyahu
Por AFP
Colômbia denuncia o roubo de um milhão de armas do Exército
Por AFP
Exército da Colômbia mata 15 guerrilheiros dissidentes das Farc; ‘guerra é guerra’, diz Petro
Por AFP