Mundo

Diretor da OMS critica bombardeios contra o Crescente Vermelho em Gaza

Tedros Adhanom Ghebreyesus classificou os ataques como ‘inadmissíveis’

Diretor da OMS critica bombardeios contra o Crescente Vermelho em Gaza
Diretor da OMS critica bombardeios contra o Crescente Vermelho em Gaza
Registro de bombardeio israelense contra Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 2 de janeiro de 2024. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde lamentou nesta terça-feira 2 os bombardeios contra as instalações do Crescente Vermelho palestino na Faixa de Gaza.

“Os bombardeios de hoje são inadmissíveis”, publicou Tedros Adhanom Ghebreyesus na rede social X, ressaltando que os trabalhadores humanitários enfrentam obstáculos incessantes “devido às hostilidades”. Os ataques tiveram como alvo o hospital Al-Amal, dirigido pelo Crescente Vermelho palestino.

O Crescente acusou Israel de bombardear duas vezes suas instalações na cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. Segundo a ONG, os ataques deixaram cinco mortos e três feridos.

De acordo com Ghebreyesus, 14 mil pessoas haviam se refugiado no recinto hospitalar. “Muitos deles já se foram, e os que ficaram temem por sua segurança e planejam deixar o local. Hospitais, ambulâncias, equipes de saúde e pessoas que buscam assistência têm de ser protegidos em todo momento, em virtude do direito humanitário internacional.”

A Faixa de Gaza é alvo de bombardeios diários desde o começo do conflito entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo