Mundo

Dirceu pede autorização ao STF para ir ao enterro de Chávez

O pedido será analisado pelo relator do processo do “mensalão”, ministro Joaquim Barbosa

Dirceu pede autorização ao STF para ir ao enterro de Chávez
Dirceu pede autorização ao STF para ir ao enterro de Chávez
Apoie Siga-nos no

Débora Zampier


Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para viajar à Venezuela com o objetivo de acompanhar o enterro do presidente Hugo Chávez, que morreu ontem (5) vítima de câncer. Condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, Dirceu está com o passaporte retido e precisa de autorização da Justiça para deixar o país.

O pedido será analisado pelo relator do processo, ministro Joaquim Barbosa. Os advogados alegam que Dirceu pretende ir ao enterro, que ocorrerá na próxima sexta-feira (8), “em razão da relação de amizade” que mantinha com Chávez. A defesa garante que Dirceu voltará ao país até 24 horas depois do enterro.

Os réus do processo do mensalão estão com os passaportes retidos desde novembro do ano passado. A medida foi tomada por Barbosa após analisar pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que temia a fuga dos acusados. Na petição de hoje, os advogados de Dirceu também pedem que a decisão individual de Barbosa seja submetida ao plenário do Supremo, o que ainda não ocorreu.

Segundo a assessoria de imprensa do Supremo, ainda não há informação se o ministro já recebeu a petição ou se irá decidir a questão ainda hoje.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo