Mundo

Dinamarca proibirá redes sociais para menores de 15 anos

Em alguns casos, os jovens poderão utilizar redes a partir dos 13 anos, mas somente com a autorização dos pais

Dinamarca proibirá redes sociais para menores de 15 anos
Dinamarca proibirá redes sociais para menores de 15 anos
Redes sociais. Foto: Unsplash/Swello
Apoie Siga-nos no

A Dinamarca proibirá o uso das redes sociais para menores de 15 anos, anunciou, nesta terça-feira 7, a primeira-ministra, Mette Frederiksen, na abertura da sessão parlamentar.

“O governo propôs proibir várias redes sociais para crianças e jovens menores de 15 anos”, declarou em seu discurso.

O projeto de lei, que será apresentado em uma data ainda não definida, indica que, em alguns casos, os jovens poderão utilizar redes a partir dos 13 anos, mas somente com a autorização dos pais.

“O telefone celular e as redes sociais roubam a infância de nossos filhos”, disse a primeira-ministra, indicando que 60% dos jovens entre 11 e 19 anos preferem ficar em casa durante seu tempo livre em vez de sair para ver os amigos.

O governo não indicou como controlará a proibição.

A nível internacional, a Austrália é um dos países pioneiros na regulamentação da internet e seu Parlamento aprovou, em 2024, uma lei que proíbe redes sociais como TikTok, X, Facebook ou Instagram para os menores de 16 anos.

Em junho, a Grécia propôs fixar uma idade de maioridade digital em toda a União Europeia, abaixo da qual as crianças não poderiam acessar as redes sociais sem o consentimento dos pais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo