Mundo
Dez civis mortos e onze feridos em ataques no leste da Ucrânia
‘Temos conhecimento de dez pessoas mortas, incluindo uma criança, e onze feridos’, dizem autoridades ucranianas


Pelo menos 10 civis morreram e 11 ficaram feridos neste fim de semana em ataques ao redor e ao sudeste de Kharkiv, no leste da Ucrânia, anunciou o governador da região no domingo (10).
Os bombardeios atingiram quatro cidades, indicou Oleg Synegubov no Telegram. “Temos conhecimento de dez pessoas mortas, incluindo uma criança, e onze feridos”, acrescentou.
Synegubov não deu mais detalhes sobre esses ataques do exército russo.
Kharkiv, a segunda cidade da Ucrânia, que tinha em torno de 1,5 milhão de habitantes antes da guerra, está localizada a cerca de quarenta quilômetros da fronteira russa.
Essa população foi alvo de intensos combates entre os exércitos ucraniano e russo desde o início da invasão, em 24 de fevereiro, sem chegar a cair em mãos russas.
As tropas russas se retiraram da região de Kharkiv nos últimos dias e se retraíram para o leste e o sul da Ucrânia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.