Mundo
Deslizamento de terra deixa 23 mortos na Indonésia
Incidente aconteceu em mina de ouro ilegal na região central do país


Ao menos 23 pessoas morreram e 35 continuam desaparecidas em um deslizamento de terra no sábado em uma mina de ouro ilegal na região central da Indonésia, informaram os serviços de emergência.
Segundo o balanço atualizado, 23 pessoas morreram, 66 sobreviveram e 35 estão desaparecidas, afirmou Ida Bagus Nyoman Ngurah Asrama, da agência de busca e resgate da província de Gorontalo.
O balanço anterior era de 11 mortos e 35 desaparecidos.
O deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas aconteceu na noite de sábado em um vilarejo remoto no distrito de Bone Bolango, na província de Gorontalo, na ilha de Sulawesi.
A região tem várias minas de ouro abandonadas, que operam sem autorização.
Mais de 270 socorristas foram enviados ao local, incluindo policiais e militares.
Os deslizamentos de terra são frequentes na Indonésia durante a temporada de chuvas, entre novembro e abril, um problema agravado em algumas áreas pelo desmatamento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.