Democratas apresentam acusação para impeachment de Trump

Presidente é acusado de incitar a violência na invasão do Capitólio

Foto: SAUL LOEB / AFP

Apoie Siga-nos no

Os democratas protocolaram nesta segunda-feira 11 na Câmara de Representantes uma acusação contra Donald Trump, o primeiro passo para a abertura formal de um segundo processo de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, a quem acusam de ter “incitado à violência” no Capitólio na semana passada.

 

 

Ao mesmo tempo, os democratas, que controlam a maioria na Câmara, introduziram outra resolução pedindo ao vice-presidente Mike Pence que destituísse Donald Trump do cargo, invocando a 25ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos.

As mudanças dramáticas ocorrem apenas nove dias antes de Trump deixar a Casa Branca e o presidente eleito Joe Biden tomar posse como 46º presidente dos Estados Unidos.


O Representante Democrata Steny Hoyer, de Maryland, apresentou a resolução pedindo a Pence que invocasse a 25ª Emenda e declarasse Trump “incapaz de executar os deveres de seu cargo.”

O deputado republicano Alex Mooney, da Virgínia Ocidental, se opôs à aprovação da resolução pelo que é conhecido como “consentimento unânime” e ela será colocada em votação na terça-feira.

Depois que os republicanos bloquearam a resolução, um único artigo de impeachment contra Trump foi apresentado na Câmara dos Representantes controlada pelos democratas.

Trump sofreu um primeiro processo de impeachment pela Câmara em dezembro de 2019 e agora corre o risco de ser o primeiro presidente a sofrer duas acusações.

Ele foi absolvido pelo Senado controlado pelos republicanos após seu último impeachment e não está claro se o corpo realizaria um julgamento desta vez para considerar as últimas acusações.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.