Mundo
Declarações de Macron sobre envio de tropas para a Ucrânia são ‘muito perigosas’, alerta Rússia
Proposta polêmica do francês foi reaquecida em uma entrevista ao semanário britânico The Economist


O Kremlin descreveu, nesta sexta-feira (3), como “muito perigosas” as declarações do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a possibilidade de enviar tropas terrestres para a Ucrânia, uma posição que já havia gerado polêmica.
“A França, na pessoa do chefe de Estado francês, continua levantando constantemente a possibilidade do seu envolvimento direto no terreno no conflito em torno da Ucrânia. Esta é uma tendência muito perigosa”, declarou o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov.
“Estamos acompanhando tudo isso de perto e continuamos, e continuaremos, a nossa operação militar especial [na Ucrânia] até que todos os objetivos definidos tenham sido alcançados”, acrescentou.
Em uma entrevista ao semanário britânico The Economist na quinta-feira, Macron reafirmou a sua posição sobre o possível envio de tropas para a Ucrânia.
“Se os russos romperem as linhas da frente, se houver um pedido ucraniano – o que não é o caso hoje – deveríamos legitimamente levantar a questão”, disse o presidente francês.
No final de fevereiro, Macron gerou polêmica ao afirmar que não deveria ser descartado o envio de tropas ocidentais à ex-república soviética para impedir o avanço russo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Macron reafirma possibilidade de envio de tropas ocidentais à Ucrânia
Por CartaCapital
Instalações de energia na Rússia são atingidas por ataques de drones ucranianos
Por AFP
Vice-ministro da Defesa da Rússia é preso por suspeita de corrupção
Por AFP