Mundo

Cuba sofre o 3º apagão geral em menos de 10 dias

Desde o fim de 2024, o sistema elétrico cubano sofre interrupções totais ou parciais devido à sua infraestrutura obsoleta e à escassez de combustível

Cuba sofre o 3º apagão geral em menos de 10 dias
Cuba sofre o 3º apagão geral em menos de 10 dias
Apagão em Havana, Cuba, em 14 de julho de 2026. Foto: Yamil Lage/AFP
Apoie Siga-nos no

Cuba sofreu mais um apagão geral em sua rede elétrica nesta terça-feira 14, o terceiro em menos de dez dias na ilha, sujeita a um embargo de petróleo dos Estados Unidos.

A “desconexão total do SEN” (Sistema Elétrico Nacional), que afeta os 9,6 milhões de habitantes do país, ocorreu às 11h05, horário local (12h05 em Brasília), segundo a companhia elétrica UNE.

Este é o terceiro apagão em todo o país desde o início de julho e o quinto neste ano. As autoridades ainda não revelaram a causa.

Os dois apagões anteriores ocorreram na semana passada. Em ambos os casos, a UNE levou mais de 24 horas para restabelecer a energia em toda a ilha.

Desde o fim de 2024, o sistema elétrico cubano sofre apagões totais ou parciais devido à sua infraestrutura obsoleta e à escassez de combustível.

Mas a situação piorou desde que Washington impôs um embargo ao envio de combustível para geradores elétricos de Cuba.

Esses geradores complementam a produção de sete usinas termelétricas antigas, que sofrem frequentes avarias ou precisam ser desligadas para manutenção.

As relações já tensas entre Estados Unidos e Cuba se tornaram ainda mais complicadas desde o início do ano.

O presidente norte-americano, Donald Trump, considera a ilha comunista, localizada a 150 quilômetros da Flórida, uma “ameaça extraordinária” à segurança nacional dos EUA.

Os dois países realizaram negociações complexas, mas no fim de junho o ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, reconheceu que não houve progresso nessas conversas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo