Mundo

Cuba anuncia quarentena para turistas em hotéis

Neste sábado, a ilha registrou um novo pico de 910 casos de Covid-19

Foto: Yamil Lage/AFP
Apoie Siga-nos no

Cuba anunciou neste sábado 30 um novo pico de 910 casos de Covid-19 e divulgou novas medidas de confinamento em hotéis para turistas que entram no país, informou o Ministério da Saúde Pública.

O país caribenho registrou até agora 25.674 infecções e 213 mortes por covid-19, três delas na sexta-feira, informou Francisco Durán, chefe de epidemiologia do ministério.

Entre as novas medidas que entrarão em vigor em 6 de fevereiro, “será implementado o isolamento institucional para os viajantes internacionais”, disse Durán.

Isso significará que as pessoas que chegarem ao país serão submetidas a um teste de PCR no aeroporto e depois transferidas para centros de isolamento onde ficarão sob vigilância médica.

Estrangeiros e cubanos que não residam no país ficarão isolados em hotéis indicados pelas autoridades e sua estadia será custeada pelos visitantes. Já os moradores cubanos permanecerão isolados em centros designados para esse fim gratuitamente.

Em todos os casos, os viajantes serão submetidos a um segundo teste de PCR no quinto dia e, se o resultado for negativo, poderão deixar o isolamento.

Todas as pessoas com teste positivo em Cuba são hospitalizadas.

Por sua vez, as autoridades de transporte anunciaram que a partir de 6 de fevereiro reduzirão temporariamente a frequência de voos aéreos dos Estados Unidos, México, Panamá, República Dominicana, Colômbia e Bahamas.

Também suspenderão a retomada dos voos da Nicarágua, Guiana, Trinidad e Tobago e Suriname, enquanto os voos do Haiti serão cancelados.

Cuba, com 11,2 milhões de habitantes, é um dos países menos afetados na região pelo coronavírus.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar