Mundo

EUA cancelam alerta de tsunami após forte terremoto na Califórnia

Um alerta desse tipo adverte sobre possíveis inundações e correntes fortes, e as autoridades recomendam que as comunidades se desloquem para locais mais altos

EUA cancelam alerta de tsunami após forte terremoto na Califórnia
EUA cancelam alerta de tsunami após forte terremoto na Califórnia
Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Um poderoso terremoto de magnitude 7 atingiu nesta quinta-feira 5 a costa norte do estado da Califórnia, gerando um breve alerta de tsunami, informaram as autoridades dos Estados Unidos.

O epicentro do tremor foi registrado às 10h44 no horário local (15h44 de Brasília), a uma profundidade de 10 quilômetros e a cerca de 100 quilômetros a sudoeste da localidade de Ferndale, detalhou o Serviço Geológico dos EUA.

Em seguida, foi emitido um aviso de alerta de tsunami desde Davenport, a aproximadamente 100 quilômetros de São Francisco, no norte da Califórnia, até a cidade de Douglas, no sul do estado de Oregon.

De acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Serviço Meteorológico Nacional em Honolulu, “é possível que tsunamis perigosos atinjam as costas localizadas a menos de 300 quilômetros do epicentro do terremoto”.

Contudo, o aviso foi cancelado cerca de uma hora depois.

Um alerta desse tipo adverte sobre possíveis inundações e correntes fortes, e as autoridades recomendam que as comunidades se desloquem para locais mais altos e afastados da costa.

As operações do trem submarino na região da Baía de São Francisco foram suspensas como medida de precaução.

O zoológico de São Francisco também anunciou o fechamento de suas atividades. “Os visitantes foram evacuados, e os animais, assim como o pessoal, foram transferidos com segurança para áreas elevadas”, informou o zoológico em suas redes sociais.

Em Eureka, a menos de 20 quilômetros do epicentro, o advogado Mark Buller descreveu o tremor como “uma sacudida intensa”.

“Já passei por muitos terremotos ao longo dos anos, mas este foi único”, disse ele à AFP, “Recebemos o aviso e, em questão de segundos, começou a tremer.”

O terremoto e o alerta de tsunami rapidamente dominaram as conversas nas redes sociais, onde usuários comentaram o tremor e compartilharam imagens do evento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo