Mundo

assine e leia

Corrida de bebês

No próximo ano, a Índia vai ultrapassar a China em número de habitantes, projeta a ONU

Em meados do século, a população indiana alcançará a marca de 1,6 bilhão de indivíduos - Imagem: Sanjar Hadkar/The Times of India/AFP
Apoie Siga-nos no

O projeto de população global da ONU anunciou recentemente uma grande mudança na aparência do mundo. No próximo ano, a Índia, e não a China, será o país mais populoso do mundo. Neste momento, a China tem 1,43 bilhão de habitantes, contra 1,41 bilhão da Índia, mas em meados do século haverá mais de 1,6 bilhão de indianos para perto de 1,3 bilhão de chineses.

Em certo nível, esse fato deveria agradar a Pequim, que obrigou os chineses a adotarem a política de filho único durante cerca de 40 anos. Pode haver, no entanto, alguns rostos desconsolados em Pequim. A ideia de a China ser a sociedade mais populosa do mundo há muito está ligada à ascensão do país. Oficialmente, a China descarta qualquer ideia de que seja importante estar no topo dos rankings globais: em janeiro deste ano, o vice-ministro das Relações Exteriores, Le Yucheng, declarou que a nação não tinha interesse em se tornar a maior economia ou superpotência do mundo e, em vez disso, trabalharia para melhorar a vida de sua população.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo