Mundo

Coreia do Sul reformará aeroportos após acidente que matou 179 pessoas

Avião da companhia Jeju Air pegou fogo após bater em muro de concreto na pista

Coreia do Sul reformará aeroportos após acidente que matou 179 pessoas
Coreia do Sul reformará aeroportos após acidente que matou 179 pessoas
Dos 181 ocupantes de avião que se acidentou na Coreia do Sul, apenas dois sobreviveram – Foto: Yonhap/AFP
Apoie Siga-nos no

As autoridades sul-coreanas anunciaram nesta quarta-feira 22 que vão reformar barreiras de concreto usadas em vários aeroportos após o acidente com um avião da Jeju Air que deixou 179 mortos.

Em 29 de dezembro, um Boeing 737-800 de Bangcoc pousou sem trem de pouso no Aeroporto de Muan e pegou fogo após bater em um muro de concreto na pista.

Apenas dois tripulantes de cabine sobreviveram ao pior desastre aéreo no país asiático. Embora a investigação do acidente ainda esteja em andamento, muitas questões surgiram sobre o motivo pelo qual o muro, usado como localizador para guiar os pilotos, ficava no final da pista.

Em comunicado, o Ministério dos Territórios afirmou que “uma inspeção especial de segurança revelou que são necessárias melhorias nos localizadores de sete aeroportos do país”. Entre eles estão o de Muan, onde ocorreu o desastre, e o de Jeju, o segundo maior aeroporto do país, em uma ilha turística ao sul da península.

As ações necessárias incluem “realocar as fundações para o subsolo e substituí-las por estruturas de aço mais leves”.

No caso do aeroporto de Muan, as paredes de concreto serão completamente removidas e “reinstaladas usando estruturas quebráveis”.

O ministro dos Transportes, Park Sang-woo, disse que estas ações exigem “atenção imediata”, mas que no futuro também devem “implementar medidas para melhorar a prevenção de colisões com pássaros”.

No acidente, o piloto alertou sobre uma colisão com pássaros antes de abortar uma primeira tentativa de pouso. O avião caiu na segunda tentativa, quando o trem de pouso não foi acionado.

A colisão com pássaros é apontada como uma das possíveis causas do acidente, e a imprensa sul-coreana diz que penas foram encontradas em ambos os motores do avião.

Segundo o ministério, uma investigação completa das instalações para atrair pássaros ao redor dos aeroportos começou na segunda-feira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo