Mundo

Coreia do Norte dá ‘apoio total’ a Pequim após visita de Pelosi a Taiwan

Pyongyang apoiou o protesto firme de Pequim pela visita e classificou a reação chinesa como “o devido direito de um Estado soberano de tomar contramedidas”

Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte. Foto: KCNA VIA KNS / AFP
Apoie Siga-nos no

A Coreia do Norte classificou a visita da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan, como uma “interferência insolente” dos Estados Unidos nos assuntos internos da China, informou a agência estatal nesta quarta-feira (3).

Pelosi, a segunda na sucessão presidencial, chegou a Taiwan na terça-feira, tornando-se a autoridade americana de mais alto escalão a visitar a ilha em 25 anos.

Pequim deixou claro que considera a presença de Pelosi uma provocação e lançou advertências e ameaças cada vez mais duras.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano disse que Pyongyang “apoia totalmente” a posição de Pequim e culpou Washington por aumentar as tensões na região.

“A interferência insolente dos Estados Unidos nos assuntos internos de outros países e suas provocações políticas e militares são a causa fundamental do assédio à paz e segurança na região”, declarou o porta-voz em declaração publicada pela agência estatal KCNA.

“Taiwan é uma parte inseparável da China e o tema Taiwan é um assunto interno da China”, completou.

Pyongyang apoiou o protesto firme de Pequim pela visita e classificou a reação chinesa como “o devido direito de um Estado soberano de tomar contramedidas”.

Protestos contra Nancy Pelosi em frente ao consulado dos EUA em Hong Kong.
Foto: Peter PARKS / AFP

“Nós denunciamos veementemente qualquer interferência de uma força externa na questão de Taiwan e apoiamos totalmente a posição justa do governo chinês de defender resolutamente a soberania e a integridade territorial do país”, acrescentou.

A China é aliada e benfeitora econômica da Coreia do Norte, com um relacionamento forjado na Guerra da Coreia, quando Mao Tsé-Tung enviou milhões de “voluntários” para combater as forças internacionais lideradas pelos Estados Unidos.

As relações flutuaram ao longo dos anos devido às crescentes ambições nucleares de Pyongyang, mas os dois lados trabalharam para consertar o relacionamento.

‘Necessários e legítimos’

A China afirmou nesta quarta-feira (3) que os exercícios militares que estão previstos para as proximidades de Taiwan são “necessários e legítimos” após a visita à ilha da presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

Os exercícios militares, que devem acontecer a 20 km das costas taiwanesas, representam “uma medida necessária e legítima para responder às graves provocações de alguns políticos americanos e dos independentistas taiwaneses”, afirmou Hua Chunying, porta-voz do ministério das Relações Exteriores.

Em relação à “visita de Pelosi a Taiwan, os Estados Unidos são o provocador, a China é a vítima. A provocação conjunta de Estados Unidos e Taiwan aconteceu primeiro, a defesa justa da China veio depois”, acrescentou.

As autoridades chinesas expressaram irritação com a visita de Pelosi a Taiwan – que a China considera parte de seu território -, que é vista como uma ameaça ao frágil status quo do outro lado do estreito.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo