Mundo

Coreia do Norte chama ofensiva de Israel contra o Irã de ‘ato ilegal’ e ‘crime contra a humanidade’

Para Pyongyang, ação de Israel eleva o perigo de uma ‘nova guerra total na região do Oriente Médio’

Coreia do Norte chama ofensiva de Israel contra o Irã de ‘ato ilegal’ e ‘crime contra a humanidade’
Coreia do Norte chama ofensiva de Israel contra o Irã de ‘ato ilegal’ e ‘crime contra a humanidade’
Equipe de resgate busca sobreviventes em destroços após um ataque de Israel contra Teerã. Foto: Iranian Red Crescent / AFP
Apoie Siga-nos no

A Coreia do Norte criticou nesta quinta-feira 19 a ofensiva de Israel contra o Irã, classificando-a como um “ato ilegal” e um “crime contra a humanidade”, segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.

“A RPDC [República Popular Democrática da Coreia] expressa sua grave preocupação com o ataque militar de Israel e o condena de forma resoluta”, afirmou o porta-voz em um comunicado divulgado pela agência estatal de notícias KCNA.

As mortes de civis provocadas pelos ataques israelenses são “um crime imperdoável contra a humanidade”, acrescentou.

Na nota, Pyongyang também declarou que “o ato ilegal de terrorismo de Estado patrocinado por Israel [está] aumentando o perigo de uma nova guerra total na região do Oriente Médio”.

Na sexta-feira, Israel lançou um ataque surpresa contra o Irã sob o argumento de que a República Islâmica estaria prestes a adquirir a bomba nuclear, o que deu início a seis dias de ataques contínuos entre ambas as partes.

Os bombardeios israelenses deixaram ao menos 224 mortos no Irã, incluindo altos comandantes do Exército, cientistas nucleares e civis, segundo informaram as autoridades de Teerã no domingo. Desde então, não houve atualização oficial do número de vítimas.

Do lado israelense, 24 pessoas morreram, incluindo civis, informou o governo.

Nos últimos anos, a Coreia do Norte se aproximou da Rússia, apoiando suas operações militares na invasão da Ucrânia.

Em janeiro, Rússia e Irã firmaram uma grande aliança estratégica para expandir seus laços militares. A Ucrânia e aliados ocidentais acusam o Irã de fornecer drones e mísseis de curto alcance à Rússia.

O presidente Donald Trump tem alimentado as especulações sobre a possibilidade de que os Estados Unidos se unam ao seu aliado Israel na ofensiva contra o Irã, e afirmou nesta quarta-feira que sua paciência se esgotou com Teerã. No entanto, acrescentou que ainda não é muito tarde para negociações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo