Mundo
Conservador Tom Tugendhat anuncia candidatura para suceder Boris Johnson
Ele é favorável à linha dura com a China e tem criticado a gestão governamental das retiradas de tropas do Afeganistão


O deputado britânico Tom Tugendhat anunciou nesta quinta-feira 7 o desejo de suceder Boris Johnson, dando início à disputa pelo poder à frente do Partido Conservador após a demissão do primeiro-ministro.
Tugendhat, chefe da comissão de Assuntos Exteriores no Parlamento britânico, confirmou em uma coluna no jornal The Daily Telegraph suas pretensões, já expressas no passado, de liderar o Partido Conservador, a fim de conseguir uma “coalizão ampla” para um “novo ponto de partida”.
“Já servi antes, nas Forças Armadas, e agora no Parlamento. Agora espero responder ao chamado mais uma vez como primeiro-ministro”, escreveu. Tugendhat havia dito que se apresentaria a qualquer disputa pela liderança.
Ele é favorável à linha dura com a China e tem criticado a gestão governamental das retiradas de tropas do Afeganistão.
O prazo para nomear o substituto de Johnson será definido na próxima semana.
Dirigentes esperam concluir a disputa em duas fases antes de o Partido Conservador realizar sua conferência anual, em outubro.
Na primeira fase, os 358 membros conservadores do Parlamento reduzem a lista de indicados a dois nomes, mediante rodadas de votação nas quais o candidato menos votado é eliminado.
Participam da segunda fase dezenas de milhares de militantes do partido, que escolhem o vencedor em votação secreta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.