Mundo

Conselho de Segurança vai se pronunciar no fim do mês sobre adesão da Palestina

Para o pedido ser aprovado, é necessária uma recomendação positiva do Conselho de Segurança

Conselho de Segurança vai se pronunciar no fim do mês sobre adesão da Palestina
Conselho de Segurança vai se pronunciar no fim do mês sobre adesão da Palestina
Reunião do Conselho de Segurança da ONU Foto: Spencer Platt/Getty Images via AFP
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Segurança da ONU vai se pronunciar no fim do mês sobre o pedido de adesão plena dos palestinos à organização, um processo histórico, ao qual Israel se opõe, informou a embaixadora de Malta, Vanessa Frazier, que ocupa a presidência rotativa do órgão.

Em setembro de 2011, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, deu início aos trâmites, não concluídos. Em novembro de 2012, os palestinos alcançaram o status de “Estado observador não membro” da ONU.

Na semana passada, os palestinos refizeram o pedido ao Conselho de Segurança, que iniciou nesta segunda-feira 8 o processo de avaliação. “É um momento histórico”, ressaltou o embaixador palestino na ONU, Riyad Mansour, apesar de a adesão ser improvável.

Para o pedido ser aprovado, é necessária uma recomendação positiva do Conselho de Segurança, com pelo menos nove votos a favor e sem o veto de nenhum membro permanente. Em seguida, é necessário o voto a favor de dois terços da Assembleia Geral.

Analistas não acreditam que a iniciativa vá superar a etapa do Conselho de Segurança, instância na qual os Estados Unidos já se opuseram em 2011. “Nossa posição não mudou”, ressaltou hoje o vice-embaixador americano, Robert Wood, insistindo em que o reconhecimento de um Estado palestino têm que ser feito no âmbito de um acordo com Israel.

O embaixador israelense na ONU, Gilad Erdan, criticou o pedido palestino e disse que sua simples avaliação “já representa uma vitória” para aqueles que cometeram e apoiaram os ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo