Mundo
Conselho de Segurança aprova resolução dos EUA sobre Ucrânia com apoio da Rússia
Várias emendas, apresentadas pela Rússia e por nações europeias, não foram aprovadas


O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução dos Estados Unidos sobre a Ucrânia, apoiada pela Rússia e sem críticas à agressão de Moscou, nesta segunda-feira 24, no aniversário de três anos da invasão russa.
Com 10 votos a favor, nenhum contra e cinco abstenções, incluindo da França e Reino Unido, que têm direito de veto, a resolução apenas “insta o fim rápido do conflito e chama a uma paz duradoura entre Ucrânia e Rússia”.
Várias emendas, apresentadas pela Rússia e por nações europeias, não foram aprovadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.