Mundo

Congresso dos EUA certifica oficialmente vitória de Joe Biden

Após noite caótica, Trump perdeu alguns dos votos que apresentavam objeções às eleições, que não tiveram evidências de fraude

Foto: JIM WATSON / AFP Foto: JIM WATSON / AFP
Apoie Siga-nos no

O Congresso dos Estados Unidos validou, na madrugada desta quinta-feira 7, a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais, último passo antes de sua posse em 20 de janeiro.

O vice-presidente americano, o republicano Mike Pence, certificou o voto de 306 grandes eleitores a favor do candidato democrata, contra os 232 obtidos por Donald Trump, depois que partidários do presidente em final de mandato invadiram o Capitólio e semearam o caos durante horas, com o objetivo de impedir a validação destes resultados.

Após o resultado e acuado politicamente pela repercussão negativa da noite caótica na capital americana, Trump afirmou que haverá uma transição ordenada de poder. Mesmo assim, congressistas ainda avaliam a possibilidade de um impeachment contra o presidente em seus últimos dias de mandato.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo