Congresso do Peru suspende Vizcarra e nomeia presidente interina

O país está em um impasse institucional com dois presidentes, ambos eleitos na chapa de Pedro Pablo Kuczynski, que renunciou em 2018

Presidente do Peru Martín Vízcarra. Foto: Juan Pablo AZABACHE / ANDINA / AFP

Apoie Siga-nos no

O Congresso do Peru, controlado pela oposição, aprovou nesta segunda-feira 30 a suspensão  “temporária” do presidente Martín Vízcarra por “incapacidade moral”, após o mandatário dissolver o Parlamento, e nomeou como presidente interina a vice-presidente Mercedes Aráoz.

Em uma sessão que contou com a presença de apenas 86 dos 130 parlamentares, foi aprovada uma moção do “fujimorismo” para declarar a “incapacidade moral do presidente da República e sua suspensão temporária”, disse o chefe do Legislativo, Pedro Olaechea.

A medida deixa o país em um impasse institucional, com dois presidentes, Vizcarra e Aráoz, ambos eleitos na chapa de Pedro Pablo Kuczynski, que renunciou em 2018.

Aráoz, uma economista de 58 anos que foi ministra no segundo governo de Alan García (2006-2011), prestou juramento imediatamente como presidente diante de Olaechea.

“É meu dever como cidadã, mulher, mãe e vice-presidente assumir este mandato. Teria sido mais fácil renunciar, mas não fujo das minhas responsabilidades, por mais difíceis que sejam as circunstâncias”, disse Aráoz, que qualificou de “inconstitucional” a dissolução do Congresso.


Quase na mesma hora foi publicado no diário oficial El Peruano o decreto de dissolução do Congresso. Segundo Olaechea, o Congresso votará na sexta-feira a destituição definitiva de Vizcarra.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.