Mundo
Congressistas democratas publicam e-mails atribuídos a Epstein nos quais sugere que Trump sabia de sua conduta
Para integrantes da Comissão de Supervisão da Câmara, as mensagens ‘levantam sérias questões sobre Trump e seu conhecimento dos crimes horríveis de Epstein’
Congressistas do Partido Democrata dos Estados Unidos divulgaram, nesta quarta-feira 12, e-mails nos quais o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein sugere que Donald Trump sabia de sua conduta e afirma que o então presidente teria “passado horas” em sua casa com uma das vítimas.
Trump negou qualquer envolvimento ou conhecimento das atividades de tráfico sexual de Epstein, que se suicidou em uma prisão federal em 2019 enquanto aguardava julgamento.
Mas os democratas da Comissão de Supervisão da Câmara de Representantes disseram que os e-mails “levantam sérias questões sobre Donald Trump e seu conhecimento dos crimes horríveis de Epstein”.
A polêmica em torno do financista desacreditado continua agitando o governo Trump quatro meses depois de seu Departamento da Justiça ter efetivamente encerrado o caso, anunciando que não havia mais informações a serem compartilhadas.
Os democratas da Câmara, ansiosos para capitalizar a controvérsia, têm tentado forçar uma votação para obrigar a divulgação de todos os arquivos do caso Epstein.
Em e-mails recentemente divulgados para a ex-companheira Ghislaine Maxwell, que foi condenada por tráfico sexual após a morte de Epstein, e para o autor Michael Wolff, Epstein afirma que Trump passou um tempo significativo com uma mulher que os democratas do Comitê de Supervisão descrevem como vítima do tráfico sexual praticado por Epstein.
Em um e-mail para Wolff, compartilhado pelos democratas e datado de 31 de janeiro de 2019, Epstein supostamente escreveu: “É claro que [Trump] sabia das meninas, já que pediu para Ghislaine parar”.
Em outra mensagem de abril de 2011, Epstein disse a Maxwell: “Quero que você perceba que o cachorro que ainda não latiu é Trump”.
Nessa mensagem, ele acrescentou, aludindo a uma vítima não identificada: “Passou horas na minha casa com ele, nunca foi mencionado”.
Os democratas da Comissão de Supervisão da Câmara obtiveram os e-mails após intimarem os herdeiros legais de Epstein no início deste ano.
Trump não foi acusado de nenhum crime relacionado a Epstein ou Maxwell.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Em carta a presidente de Israel, Trump pede indulto a Netanyahu
Por AFP
Pesquisa monitora a opinião dos brasileiros sobre o encontro entre Lula e Trump; veja os resultados
Por CartaCapital
Líder sírio anuncia adesão à coalizão antijihadista e obtém suspensão parcial de sanções após encontro com Trump
Por RFI



