Mundo

Complexo industrial conjunto das duas Coreias permanece aberto

A Coreia do Norte havia ameaçado no sábado fechar estas instalações, uma nova ameaça na escalada de tensão entre os dois países

Complexo industrial conjunto das duas Coreias permanece aberto
Complexo industrial conjunto das duas Coreias permanece aberto
Soldados sul-coreanos visturiam veículo em estrada que leva ao complexo de Kaesong, em fevereiro. Foto: ©afp.com / Jung Yeon-Je
Apoie Siga-nos no

O complexo industrial conjunto da Coreia do Sul e da Coreia do Norte situado em território norte-coreano, na localidade de Kaesong, permanecia aberto neste domingo apesar das ameaças de Pyongyang de fechá-lo.

“Por enquanto, não ocorreram problemas de funcionamento no complexo de Kaesong”, indicou um porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação.

A Coreia do Norte havia ameaçado no sábado fechar estas instalações, uma nova ameaça na escalada de tensão entre os dois países.

“Fecharemos o complexo industrial se a Coreia do Sul insistir em danificar nossa dignidade”, afirmou o governo em um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA. “Alertamos que serão adotadas duras medidas se (a Coreia do Sul) continuar com suas declarações que difamam nossa dignidade”, acrescentou o texto.

O complexo industrial binacional de Kaesong, situado em território norte-coreano a 10 km da fronteira, foi criado em 2004 como um símbolo da cooperação entre os dois países, e desde então constitui uma importante fonte de renda para a Coreia do Norte.

No entanto, a Coreia do Sul já expressou sua preocupação sobre o funcionamento do complexo, depois que a Coreia do Norte anunciou a intenção de cortar uma linha telefônica de uso militar utilizada para controlar o trânsito de pessoas na região.

Esta linha era utilizada para que as autoridades do Sul pudessem comunicar ao Norte os nomes dos trabalhadores que cruzam a fronteira para trabalhar no complexo industrial.

 

Leia mais em AFP Movel.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo