Mundo

Comissão do Senado americano aprova candidato de Trump à Suprema Corte

Brett Kavanaugh é investigado por suposto assédio sexual contra uma acadêmica

Brett Kavanaugh, candidato de Trump, é investigado por crime de assédio sexual contra uma acadêmica
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Justiça do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (28), o candidato do presidente Donald Trump à Suprema Corte, Brett Kavanaugh. Na véspera, o juiz negou em audiência as acusações de assédio sexual contra uma acadêmica.

Os membros da comissão votaram por partido: os 11 republicanos aprovaram o candidato e os 10 democratas votaram contra Kavanaugh.

Agora, sua nomeação será avaliada e submetida ao voto do plenário do Senado, onde os republicanos têm uma estreita maioria de 51 a 49.

Investigação

Numa manobra inesperada, o republicano Jeff Flake pediu que a votação final seja adiada até a conclusão de uma investigação policial sobre as acusações contra o juiz.

“Este país está sendo destroçado”, afirmou Flake, crítico de Trump e que está se retirando do Senado. “E temos que assegurar que o devido processo seja respeitado aqui”, acrescentou.

Os democratas solicitaram em diversas ocasiões uma investigação do FBI sobre as acusações apresentadas pela professora universitária Christine Blasey Ford, uma das três mulheres que acusam o juiz e que afirma ter sido agredida sexualmente por Kavanaugh há décadas.

Leia mais na RFI:
Após terremoto, tsunami deixa quase 400 mortos na Indonésia
Falha no Facebook: governo francês admite que “um dia, todos os dados podem vazar”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo