Mundo

Começa julgamento do capitão do “Costa Concordia”

Francesco Schettino era o comandante do navio que encalhou na costa italiana em janeiro de 2012, matando 32 pessoas

Começa julgamento do capitão do “Costa Concordia”
Começa julgamento do capitão do “Costa Concordia”
Francesco Schettino (à esq.) conversa com advogados antes do início do julgamento
Apoie Siga-nos no

GROSSETO, Itália (AFP) – O julgamento de Francesco Schettino, o capitão do cruzeiro “Costa Concordia”, que sofreu um acidente em janeiro de 2012 que deixou 32 mortos, começou nesta quarta-feira em Grosseto, localidade da Toscana.

“O homem mais odiado da Itália”, chamado pelos tabloides britânicos de “Capitão Covarde”, é acusado de homicídios múltiplos por imprudência, abandono de navio e danos ao meio ambiente.

O julgamento, previsto para durar vários meses e que acontece no Teatro Moderno da cidade, começou na terça-feira da semana passada, mas foi adiado em uma semana por uma greve geral dos advogados.

Mais de 400 testemunhas e 250 demandantes particulares comparecerão ao julgamento.

“Estamos aqui hoje para obter justiça para as vítimas e os sobreviventes, que passarão toda a vida com um sentimento de angústia”, disse à AFP Francesco Di Ciollo, advogado de duas vítimas italianas do acidente.

Na noite de 13 de janeiro de 2012, o “Costa Concordia”, com 4.229 pessoas a bordo, bateu nas rochas perto da costa e naufragou perto da ilha toscana de Giglio. Trinta e duas pessoas morreram, mas os corpos de duas nunca foram encontrados.

Leia mais em AFP Movel.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo