Mundo
Comboio egípcio para ajudar a recuperar corpos de reféns chega a Gaza
A ação faz parte do cessar-fogo entre Hamas e Israel, negociado com a mediação dos Estados Unidos
Um comboio egípcio entrou na Faixa de Gaza na madrugada deste domingo 26 para ajudar a localizar os corpos de reféns sequestrados pelo Hamas, segundo a AFPTV, com veículos e caminhões transportando maquinaria pesada de construção.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aprovou a entrada da equipe egípcia, informou o Times of Israel. “Trata-se de uma equipe técnica”, especificou o gabinete do premiê, de acordo com o jornal. “Ela se deslocará ao local unicamente para localizar os reféns assassinados.”
A ação faz parte das tratativas do cessar-fogo entre Hamas e Israel, negociado com a mediação dos Estados Unidos, que apresentou um plano de acordo. Ainda em outubro, o movimento islamista entregou 20 reféns vivos que estavam presos em Gaza desde o ataque em outubro de 2023 em troca de dois mil prisioneiros palestinos.
Apesar disso, Israel recuperou até agora apenas 15 dos 28 corpos de reféns que o Hamas havia se comprometido a devolver. Outra tentativa de resgatar os corpos ocorreu no início do mês, em parceria com a Turquia, mas sem sucesso.
A maquinaria que chegou à Faixa de Gaza neste domingo é uma reivindicação do movimento palestino, que afirma precisar de equipamento adicional e mais tempo para recuperar os corpos dos escombros.
(Com informações de AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula adverte que ONU deixou de funcionar diante de crises como a de Gaza
Por AFP
Grupos palestinos alcançam acordo para que Gaza seja administrada por comitê de tecnocratas
Por AFP
OMS pede abertura de corredores médicos para transferir pacientes de Gaza
Por AFP



