Mundo

Colar de diamantes com mais de 200 quilates é roubado em plena luz do dia em museu de Viena

Com mais de 200 quilates, composto por 673 pedras preciosas e cravejado em platina, colar de diamantes da marca Van Cleef & Arpels foi roubado por dois homens ainda não identificados.

Colar de diamantes com mais de 200 quilates é roubado em plena luz do dia em museu de Viena
Colar de diamantes com mais de 200 quilates é roubado em plena luz do dia em museu de Viena
Um painel cobre área onde ficava exposto um colar de diamantes, roubado na véspera em plena luz do dia em Viena, em 28 de agosto de 2026. AFP - JEREMY AUDOUARD
Apoie Siga-nos no

Dois homens, que não usavam máscara e haviam comprado ingressos, foram flagrados pelas câmeras de segurança do museu. Eles quebraram uma vitrine de vidro com um martelo antes de fugirem com a joia, informou a polícia austríaca em um comunicado divulgado na manhã desta sexta-feira (28). Um deles estava armado.

O Museu de Artes Aplicadas de Viena (MAK) confirmou o roubo, mas afirmou que não poderia “fornecer nenhuma informação neste momento sobre a investigação em curso”.

Questionado pela AFP sobre o valor da joia roubada e seu proprietário, o MAK não respondeu. Segundo a emissora austríaca Ö1, a Sotheby’s avaliou o colar em vários milhões de euros em 2015.

A joia estava em exposição como parte de uma mostra temporária dedicada à marca francesa Van Cleef & Arpels, fundada em 1906 na Place Vendôme, em Paris, e especializada em alta joalheria. O colar foi exposto em Paris em 2020, na mostra “Pedras Preciosas”, no Museu de História Natural da capital francesa.

De 10 de junho a 27 de setembro, cerca de 500 peças estão em exposição, das quais mais de 300 pertencem à coleção da Van Cleef & Arpels e mais de 200 ao museu MAK.

Encomenda da monarquia egípcia

A joia de gala foi feita especialmente para a antiga família real egípcia. A rainha Nazli a usou em 1939 por ocasião do casamento de sua filha Faiza com o futuro xá Mohammad Reza Pahlavi.

O MAK havia declarado que a exposição permaneceria fechada até novo aviso, mas um jornalista da AFP conseguiu acessá-la nesta sexta-feira e observou que a vitrine que continha a joia estava coberta.

A Van Cleef & Arpels não respondeu aos pedidos de comentários da AFP até o momento.

Na quinta-feira, na Espanha, o Tesouro de Villena, uma coleção de ourivesaria considerada um dos tesouros da Idade do Bronze mais valiosos da Europa, foi quase totalmente roubado de um museu no sudeste do país.

No ano passado, várias joias da Coroa foram roubadas na França em um ousado assalto à luz do dia no Louvre.

com AFP

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo