Mundo

Cineasta acusa Israel por sequestro de colega palestino vencedor do Oscar

Documentário produzido pelo grupo provocou críticas israelenses após abordar o conflito pelo olhar dos moradores de uma cidade invadida na Cisjordânia ocupada

Cineasta acusa Israel por sequestro de colega palestino vencedor do Oscar
Cineasta acusa Israel por sequestro de colega palestino vencedor do Oscar
Colegas e família não tem mais informaçõees de Handam Ballal após co-diretor ter sido levado por militares israelenses. Foto: Reprodução/ Redes sociais
Apoie Siga-nos no

O diretor israelense Yuval Abraham, vencedor do Oscar de Melhor documentário por No Other Land, denunciou nesta segunda-feira 24 que o palestino e co-diretor da produção Hamdal Ballal foi sequestrado pelo Exército israelense após cerca de 15 colonos mascarados invadirem a casa dele na Cisjordânia ocupada.

De acordo com detalhes compartilhados pelo cineasta no X, Ballal teria sofrido ferimentos na cabeça e no estômago após ser linchado pelo grupo invasor em Susya, na área de Masafer Yatta, ao sul de Hebron. Na sequência, o co-diretor teria sido sequestrado após militares israelenses invadirem a ambulância em que ele era transportado.

Testemunhas ouvidas pelo jornal britânico The Guardian entraram na casa da família de Ballal e viram sangue no chão. Um integrante da família afirmou que a mancha de sangue resultou de um golpe na cabeça de Hamdan.

As testemunhas relatam uma versão distinta daquela divulgada por Abraham. Segundo elas, um grupo de soldados chegou ao local ao lado de outros colonos vestidos com uniforme militar, que teriam perseguido Hamdan até a casa dele e o entregado aos militares. O diretor e outro homem – identificado apenas como Nasser – teriam sido presos e levados a uma delegacia de polícia.

Questionadas pelo jornal, as Forças de Defesa de Israel se limitaram a informar que investigavam o incidente.

Basel Adra, também co-diretor de No Other Land, disse ao veículo que a escalada na violência dos colonos pode ser uma resposta ao reconhecimento internacional conquistado pelo documentário.

Do que trata No Other Land

O documentário, produzido entre 2019 e 2023, mostra a destruição da cidade de Masafer Yatta por soldados israelenses na Cisjordânia ocupada. Com relatos emotivos, o longa aborda o conflito enquanto desenvolve em tela a resistência de Basel Adra ao deslocamento forçado de seu povo pelos militares israelenses.

No Other Land registra a destruição gradual da terra natal de Adra, sob a justificativa do despejo de seus habitantes para cumprir uma ordem judicial que designa a área como zona militar de Israel. No processo, Adra conhece o jornalista judeu israelense Yuval, que o ajuda em sua luta de resistência enquanto registra o conflito. A amizade é testada pela distante realidade de ambos: enquanto Basel enfrenta a opressão e a violência de viver em zona de guerra, Yuval desfruta da liberdade e da segurança israelenses.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo