Mundo
CIJ ordena a Israel que garanta ‘ajuda humanitária urgente’ a Gaza
O principal órgão judicial da ONU ainda reforçou que deve haver a entrega sem restrições de serviços básicos aos palestinos


A Corte Internacional de Justiça (CIJ) ordenou, nesta quinta-feira 28, a Israel que garanta, sem demora, a entrega de “ajuda humanitária urgente” para Gaza, em vista da deterioração das condições neste território palestino onde afirmou que há “fome”.
Israel deverá adotar todas as medidas necessárias e eficazes para garantir, sem demora, a entrega sem restrições de “serviços básicos e ajuda humanitária urgente” para a Faixa de Gaza, declarou a CIJ, o principal órgão judicial da ONU, com sede em Haia, nos Países Baixos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Lula adiará a retomada de vistos para turistas de EUA, Canadá e Austrália
Por Wendal Carmo
Ex-magnata das criptomoedas Sam Bankman-Fried é condenado a 25 anos de prisão
Por AFP
Assembleia da França aprova aprova projeto para proibir a ‘discriminação capilar’
Por AFP
Milei anuncia demissão de 15 mil funcionários públicos e promete corte de até 70 mil
Por CartaCapital