Mundo
China se opõe ao deslocamento forçado dos moradores de Gaza
Ideia de tirar os palestinos da região é liderada por Donald Trump e apoiada por Israel


A China expressou nesta quarta-feira 12 sua oposição ao “deslocamento forçado” da população de Gaza, em resposta à ideia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de esvaziar a Faixa de seus habitantes para realocá-los em outros países.
“Gaza pertence aos palestinos e é parte integrante do território palestino“, disse Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
“Nós nos opomos ao deslocamento forçado dos habitantes de Gaza”, devastada por mais de 15 meses de guerra entre o movimento islamista Hamas, que governa o território, e Israel, acrescentou o porta-voz.
O presidente americano surpreendeu o mundo na semana passada quando, ao receber na Casa Branca o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, propôs que Washington assuma o controle de Gaza e que seus habitantes sejam realocados em países da região, como Egito e Jordânia.
Donald Trump e Benjamin Netanyahu na Casa Branca, em 4 de fevereiro de 2025. Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP
Trump insistiu novamente na ideia na terça-feira, ao receber o rei da Jordânia em Washington, ao afirmar que deseja colocar a Faixa “sob autoridade americana”.
Jordânia e Egito se opõem ao deslocamento da população de Gaza. O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abul Gheit, afirmou nesta quarta-feira que a ideia é “inaceitável”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Egito vai apresentar proposta de reconstrução que mantém população em Gaza
Por AFP
Hamas afirma que ameaças de Trump ‘complicam’ situação em Gaza
Por AFP
Proposta para Gaza prevê que palestinos não teriam direito ao retorno, diz Trump
Por AFP