Mundo
China diz apoiar Irã na obtenção de ‘cessar-fogo genuíno’
A declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, declarou nesta terça-feira 24 que Pequim apoia o Irã na obtenção de um “cessar-fogo genuíno” após um frágil cessar-fogo entre Irã e Israel entrar em vigor.
“A China apoia o Irã na salvaguarda de sua soberania e segurança nacional e, com base nisso, na obtenção de um cessar-fogo genuíno para que as pessoas possam voltar à vida normal”, disse Wang ao seu contraparte iraniano, Abbas Araqchi, em um telefonema, de acordo com um comunicado da chancelaria chinesa.
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que seu país “se absteve” de novos ataques contra o Irã na terça-feira, após uma ligação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Israel acusou Teerã de violar um frágil acordo de cessar-fogo ao disparar dois mísseis, e o ministro da Defesa, Israel Katz, prometeu imediatamente “responder com força”.
Mas, em sua plataforma Truth Social, Trump disse a Israel: “Não lancem essas bombas”, antes de acusar os dois países de violar o cessar-fogo durante declarações à imprensa em Washington.
Em seu telefonema com Araqchi, Wang disse que a China havia “expressado sua condenação” imediatamente após os ataques americanos às principais instalações nucleares do Irã no domingo.
“Os ataques militares a instalações nucleares sob as salvaguardas da Agência Internacional de Energia Atômica violam seriamente os propósitos da Carta das Nações Unidas e do direito internacional”, acrescentou o chanceler chinês.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Confiança dos consumidores dos EUA registra queda em junho
Por AFP
Cessar-fogo anunciado por Trump não se sustenta e Israel e Irã voltam a se atacar
Por CartaCapital
Cessar-fogo anunciado por Trump não se sustenta e Israel e Irã voltam a se atacar
Por CartaCapital



