Mundo
Chile vai às urnas neste domingo para eleger presidente no 2º turno
Quase 16 milhões de eleitores estão aptos a votar
As urnas para o segundo turno das eleições presidenciais no Chile, entre o candidato de extrema direita José Antonio Kast e a comunista moderada Jeannette Jara, representante de uma coalizão de esquerda, abriram neste domingo 14 às 8h00 (horário local e de Brasília), confirmaram jornalistas da AFP.
Quase 16 milhões de eleitores estão aptos a votar neste segundo turno, disputado entre Kast, o candidato mais à direita no espectro político chileno desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet em 1990, e Jara, ex-ministra do Trabalho no governo de Gabriel Boric e comunista de longa data.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


