Mundo
Chile condena militares por morte de opositores em 1973
Justiça chilena sentencia 11 militares reformados por envolvimento no assassinato de 15 pessoas na ditadura de Augusto Pinochet
A Justiça chilena condenou nesta sexta-feira 11 militares reformados por seu envolvimento nas mortes de 15 opositores em 1973, durante a ditadura de Augusto Pinochet. As penas variam de três a 15 anos de prisão.
Os crimes ocorreram na cidade de La Serena pela “Caravana da Morte”, um grupo militar sob o comando do general Sergio Arellano Stark e responsável pelo assassinato de 100 presos políticos em todo o Chile.
Os corpos das vítimas foram colocados em uma vala comum do cemitério local. Eles foram descobertos e identificados apenas em 1998.
Leia também:
SBT retoma slogan da ditadura militar “Brasil: ame-o ou deixe-o”
“O Brasil ficou louco”, diz Sebastião Salgado
Na época do crime, as autoridades chilenas chegaram a publicar uma nota confirmando a execução de “15 extremistas, em cumprimento do que foi decidido por tribunais militares em tempos de guerra”.
O coronel Ariosto Lapostol Orrego, chefe do regimento responsável pelos assassinatos, foi condenado a mais de 15 anos de por homicídio. O general Juan Emilio Cheyre, ex-comandante-chefe do Exército entre 2002 e 2006, recebeu uma pena de três anos por ter acobertado o crime.
Cheyre é a mais alta figura das Forças Armadas a ser condenado por abusos cometidos durante a ditadura.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


