Mundo
Chefe da ONU: ataques contra a Unifil podem constituir crime de guerra
Forças de Israel violaram a entrada de uma posição da ONU neste domingo, diz porta-voz de António Guterres


O secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou neste domingo 13 os ataques que feriram membros da força de paz das Nações Unidas no sul do Líbano, em meio ao avanço das forças israelenses contra o Hezbollah.
“A equipe da Unifil e suas instalações nunca devem ser alvo de ataques”, ressaltou o porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, referindo-se aos capacetes azuis da organização no Líbano. “Ataques contra as forças de paz violam o direito internacional… Podem constituir um crime de guerra.”
“Em um incidente bastante preocupante ocorrido hoje, a porta de entrada de uma posição da ONU foi deliberadamente violada por veículos blindados das Forças de Defesa de Israel“, acrescentou o porta-voz.
Cinco soldados da força de paz ficaram feridos nos últimos dias nos combates entre Israel e o Hezbollah no sul do Líbano.
Dujarric pediu a “todas as partes, incluindo as forças de Israel, que evitem toda e qualquer ação que coloque em risco” os soldados da força de paz.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu hoje que Guterres desloque os integrantes da missão de paz destacados no sul do Líbano para longe do “caminho do perigo”, afirmando que o Hezbollah os usa como “escudos humanos”. A Unifil não abandonou suas posições.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Força da ONU exige explicações para ações de Israel contra os capacetes azuis
Por AFP
‘Tudo foi destruído’: libaneses choram pela destruição de mercado centenário após bombardeio israelense
Por AFP