Chávez está consciente e em contato com a família e aliados políticos, diz ministro

Hospitalizado há um mês em Cuba, Chávez comunica-se com aliados para se manter informado sobre o cenário político venezuelano e apresenta quadro de saúde que ainda inspira cuidados

Apoie Siga-nos no

Por Renata Giraldi*

Brasília – Hospitalizado há um mês em Cuba, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está consciente e em comunicação com a família, os aliados políticos e a equipe médica que o atende. Apesar disso, o ministro venezuelano da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, informou que o estado de saúde de Chávez ainda inspira cuidados devido à insuficiência respiratória.

“A infecção respiratória está controlada, embora o estado de saúde do comandante exija medidas específicas para a resolução de insuficiência respiratória”, ressaltou Villegas. “Nos últimos dias, o resultado clínico geral foi favorável e o presidente é mantido em estrita conformidade com o tratamento médico.”

Villegas leu na noite deste domingo 13, em cadeia nacional de rádio e televisão, um comunicado oficial informando sobre o boletim médico e o estado de saúde de Chávez. No comunicado, Villegas pediu que a população mantenha as orações pela recuperação do presidente venezuelano. Chávez está em tratamento para o combate ao câncer desde o começo de dezembro, sendo submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica no dia 11.

Há um mês, Chávez não é visto em público, o que fez surgir uma série de incertezas no cenário político venezuelano. A cerimônia de posse, marcada para o dia 10, foi adiada por tempo indeterminado à espera da recuperação do presidente reeleito para o quarto mandato. No poder desde 1999, Chávez dividiu a política na Venezuela entre aliados e oposicionistas.

*Matéria originalmente publicada em Agência Brasil, com informações da emissora estatal de televisão da Venezuela, VTV.


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.