Mundo

Chávez está consciente e em contato com a família e aliados políticos, diz ministro

Hospitalizado há um mês em Cuba, Chávez comunica-se com aliados para se manter informado sobre o cenário político venezuelano e apresenta quadro de saúde que ainda inspira cuidados

Chávez está consciente e em contato com a família e aliados políticos, diz ministro
Chávez está consciente e em contato com a família e aliados políticos, diz ministro
Apoie Siga-nos no

Por Renata Giraldi*

Brasília – Hospitalizado há um mês em Cuba, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está consciente e em comunicação com a família, os aliados políticos e a equipe médica que o atende. Apesar disso, o ministro venezuelano da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, informou que o estado de saúde de Chávez ainda inspira cuidados devido à insuficiência respiratória.

“A infecção respiratória está controlada, embora o estado de saúde do comandante exija medidas específicas para a resolução de insuficiência respiratória”, ressaltou Villegas. “Nos últimos dias, o resultado clínico geral foi favorável e o presidente é mantido em estrita conformidade com o tratamento médico.”

Villegas leu na noite deste domingo 13, em cadeia nacional de rádio e televisão, um comunicado oficial informando sobre o boletim médico e o estado de saúde de Chávez. No comunicado, Villegas pediu que a população mantenha as orações pela recuperação do presidente venezuelano. Chávez está em tratamento para o combate ao câncer desde o começo de dezembro, sendo submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica no dia 11.

Há um mês, Chávez não é visto em público, o que fez surgir uma série de incertezas no cenário político venezuelano. A cerimônia de posse, marcada para o dia 10, foi adiada por tempo indeterminado à espera da recuperação do presidente reeleito para o quarto mandato. No poder desde 1999, Chávez dividiu a política na Venezuela entre aliados e oposicionistas.

*Matéria originalmente publicada em Agência Brasil, com informações da emissora estatal de televisão da Venezuela, VTV.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo