Mundo
Chanceler venezuelano se reúne com embaixadora do Brasil em Caracas
Autoridade da Venezuela agradeceu a posição do presidente Lula (PT) em defesa do direito internacional
O chanceler da Venezuela, Yván Gil Pinto, se reuniu nesta sexta-feira com a embaixadora do Brasil em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira. A autoridade Venezuela agradeceu a posição do presidente Lula (PT) em defesa do direito internacional e condenando a operação dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro.
“Durante este encontro, também reafirmamos nosso compromisso mútuo de fortalecer a agenda bilateral, com o objetivo de impulsionar novos projetos e áreas de cooperação que beneficiem nossos povos neste ano de 2026”, disse Yván Gil Pinto em um comunicado.
O presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa foram capturados em 3 de janeiro em uma operação militar dos Estados Unidos de madrugada em Caracas. Eles foram levados a Nova York para responder a um julgamento por narcotráfico.
O governo brasileiro tem se posicionado contra a intervenção dos EUA e afirmou que as ações “ultrapassam uma linha inaceitável”. No mesmo dia da prisão de Maduro, Lula disse que os atos “representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



