Mundo

Chanceler russo diz a enviado chinês ver ‘sérios obstáculos’ à paz na Ucrânia

Lavrov tornou a elogiar a postura ‘equilibrada’ de Pequim durante o conflito na Ucrânia

O chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, e o enviado da China a Moscou Li GHui. Foto: AFP/Russian Foreign Ministry
Apoie Siga-nos no

O chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou ver “sérios obstáculos” à paz na Ucrânia, ao receber nesta sexta-feira 26 em Moscou o enviado chinês Li Hui, que busca possíveis soluções negociadas para o conflito.

“O ministro russo das Relações Exteriores reiterou o compromisso de Moscou com uma solução político-diplomática para o conflito, observando os sérios obstáculos criados pela Ucrânia e por seus patrocinadores ocidentais”, disse a Chancelaria da Rússia em um comunicado.

Em seu encontro com Li, que foi embaixador em Moscou de 2009 a 2019, o ministro russo elogiou a postura “equilibrada” da China no conflito na Ucrânia.

O governo chinês afirma manter uma posição de neutralidade, mas é criticado por potências ocidentais, devido a sua recusa em condenar a ofensiva militar lançada pela Rússia em fevereiro de 2022.

Nas conversas entre Lavrov e Li Hui, “ambas as partes expressaram sua disposição de reforçar a cooperação entre Rússia e China em matéria de política externa, permanentemente orientada para a manutenção da paz e da estabilidade na região e no planeta como um todo”, conforme o comunicado ministerial russo.

Li Hui foi recebido em Kiev em meados de maio pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

No final da missão, o enviado chinês declarou que “não há panaceia para resolver a crise” e instou todas as partes ao “diálogo”.

Rússia e China fortaleceram seus laços econômicos e diplomáticos desde o início da intervenção russa na Ucrânia, enquanto as potências ocidentais intensificaram as sanções contra Moscou.

Durante sua visita a Moscou em março, o presidente chinês, Xi Jinping, disse que as relações bilaterais estavam entrando em uma “nova era”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo