Mundo
Catar negocia libertação de reféns em troca de cessar-fogo em Gaza
Negociação tem participação dos EUA e envolveria a liberação de um grupo de 10 ou 15 reféns
O Catar está mediando negociações entre Israel e Hamas para a libertação de entre 10 e 15 reféns detidos em Gaza em troca de um cessar-fogo de um ou dois dias, disse à AFP nesta quarta-feira (8) uma fonte próxima ao caso.
“Há negociações em curso mediadas pelo Catar, em coordenação com os Estados Unidos, para garantir a libertação de 10 a 15 reféns em troca de um cessar-fogo de um ou dois dias”, disse a fonte, que pediu anonimato.
O Exército israelense tem bombardeado a Faixa de Gaza sem trégua desde 7 de outubro, quando milicianos do movimento islamita palestino Hamas lançaram um ataque ao seu território que deixou mais de 1.400 mortos, a maioria deles civis.
Nesse ataque, os comandos islamitas tomaram como reféns ao menos 240 pessoas, segundo as autoridades de Israel.
Do lado palestino, ao menos 10.569 pessoas, em sua maioria civis e entre elas mais de 4.000 crianças morreram nos bombardeios israelenses, segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo Hamas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
EUA dizem se opor à ‘reocupação’ de Gaza por Israel
Por AFP
G7 defende ‘pausas humanitárias’ em Gaza e reafirma apoio à Ucrânia
Por AFP
Brasileiros ficam fora de nova lista de autorizados a deixar Gaza
Por CartaCapital
Israel-Hamas: UE amplia ajuda humanitária e propõe que Gaza se torne um protetorado internacional
Por RFI
EUA pedem para evitar ‘retórica de ódio’ após ministro de Israel sugerir ‘opção’ nuclear
Por AFP



