Mundo

Casa Branca diz que Trump jamais entregará declarações de renda

Ele é o primeiro presidente americano desde Richard Nixon que se recusa a divulgar sua situação fiscal

Trump fracassa na Coreia do Norte (Foto: AFP)
Apoie Siga-nos no

A Casa Branca disse neste domingo 7 que o presidente Donald Trump “jamais” entregará suas declarações de impostos a seus adversários democratas, apesar de um pedido apresentado por uma comissão parlamentar do Congresso.

Trump é o primeiro presidente americano desde Richard Nixon (1969-1974) que se recusa a divulgar sua situação fiscal.

Os democratas aproveitaram sua maioria na Câmara de Representantes para exigir do Tesouro americano na quarta-feira as seis últimas declarações de impostos do presidente americano.

Questionado, num programa do canal Fox News, sobre se os democratas vão obter as declarações, o chefe de gabinete de Trump, Mick Mulvaney, respondeu: “Jamais! E eles não precisam acessá-las”.

“É uma questão que já foi debatida durante a eleição presidencial de 2016”, disse Mulvaney.

Ele também acusou os democratas de quererem “atenção” com a iniciativa do presidente da Comissão de Levantamento e Fiscalização de Fundos do Congresso, Richard Neal, que pediu às autoridades fiscais as declarações de impostos de Trump dos últimos seis anos.

“Os eleitores sabiam que o presidente poderia ter apresentado suas declarações de impostos, sabiam que ele não havia feito isso e eles o elegeram igualmente e, é claro, é isso que deixa os democratas loucos”, acrescentou.

Para justificar seu pedido, os democratas da Câmara dizem que querem ver como a Receita Federal dos EUA (IRS), que é ligada ao Departamento do Tesouro, realiza a inspeção das declarações do presidente.

O advogado pessoal de Donald Trump, Jay Sekulow, também disse à televisão ABC que a justificativa da comissão “não tem sentido nenhum”.

“Podiam perguntar ao IRS que trabalho fazem, quais são os procedimentos de inspeção fiscal. A ideia de que se pode usar o IRS como arma política é incorreta do ponto de vista do Direito e da Constituição”, disse.

A acusação de que o pedido é uma manobra política foi refutada por um dos membros da comissão, o democrata Ben Ray Lujan.

Em declarações à Fox, o deputado frisou que “na história recente não foi preciso pedir as declarações de impostos a nenhum presidente” porque “todos eles as divulgaram voluntariamente”.

“Trump prometeu, quando era candidato, que divulgaria as suas declarações de impostos. Uma vez eleito […], recusou fazê-lo”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo