Mundo

Casa Branca diz que Trump jamais entregará declarações de renda

Ele é o primeiro presidente americano desde Richard Nixon que se recusa a divulgar sua situação fiscal

Casa Branca diz que Trump jamais entregará declarações de renda
Casa Branca diz que Trump jamais entregará declarações de renda
Trump fracassa na Coreia do Norte (Foto: AFP)
Apoie Siga-nos no

A Casa Branca disse neste domingo 7 que o presidente Donald Trump “jamais” entregará suas declarações de impostos a seus adversários democratas, apesar de um pedido apresentado por uma comissão parlamentar do Congresso.

Trump é o primeiro presidente americano desde Richard Nixon (1969-1974) que se recusa a divulgar sua situação fiscal.

Os democratas aproveitaram sua maioria na Câmara de Representantes para exigir do Tesouro americano na quarta-feira as seis últimas declarações de impostos do presidente americano.

Questionado, num programa do canal Fox News, sobre se os democratas vão obter as declarações, o chefe de gabinete de Trump, Mick Mulvaney, respondeu: “Jamais! E eles não precisam acessá-las”.

“É uma questão que já foi debatida durante a eleição presidencial de 2016”, disse Mulvaney.

Ele também acusou os democratas de quererem “atenção” com a iniciativa do presidente da Comissão de Levantamento e Fiscalização de Fundos do Congresso, Richard Neal, que pediu às autoridades fiscais as declarações de impostos de Trump dos últimos seis anos.

“Os eleitores sabiam que o presidente poderia ter apresentado suas declarações de impostos, sabiam que ele não havia feito isso e eles o elegeram igualmente e, é claro, é isso que deixa os democratas loucos”, acrescentou.

Para justificar seu pedido, os democratas da Câmara dizem que querem ver como a Receita Federal dos EUA (IRS), que é ligada ao Departamento do Tesouro, realiza a inspeção das declarações do presidente.

O advogado pessoal de Donald Trump, Jay Sekulow, também disse à televisão ABC que a justificativa da comissão “não tem sentido nenhum”.

“Podiam perguntar ao IRS que trabalho fazem, quais são os procedimentos de inspeção fiscal. A ideia de que se pode usar o IRS como arma política é incorreta do ponto de vista do Direito e da Constituição”, disse.

A acusação de que o pedido é uma manobra política foi refutada por um dos membros da comissão, o democrata Ben Ray Lujan.

Em declarações à Fox, o deputado frisou que “na história recente não foi preciso pedir as declarações de impostos a nenhum presidente” porque “todos eles as divulgaram voluntariamente”.

“Trump prometeu, quando era candidato, que divulgaria as suas declarações de impostos. Uma vez eleito […], recusou fazê-lo”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo