Mundo
Casa Branca desencoraja americanos a lutar na Ucrânia: ‘Os cidadãos não devem viajar’
‘Aplaudimos sua bravura, mas nosso aviso de viagem permanece’


A Casa Branca se manifestou nesta quarta-feira 2 para desencorajar norte-americanos a lutar na Ucrânia. Nos últimos dias, o governo de Volodymyr Zelensky tem incentivado estrangeiros a cerrar fileiras com as forças armadas ucranianas ante a operação militar deflagrada pela Rússia.
“Os ucranianos mostraram sua coragem e estão recorrendo a todos os recursos para se defender”, disse à CNN dos Estados Unidos a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. “Aplaudimos sua bravura, mas nosso aviso de viagem permanece.”
Jean-Pierre acrescentou: “Os cidadãos dos EUA não devem viajar para a Ucrânia”.
No fim de semana, Zelensky criou a “Legião Internacional de Defesa Territorial” e convocou voluntários a “se juntar à defesa da Ucrânia, da Europa e do mundo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.