Mundo

Candidato nacionalista vence 2º turno presidencial na Polônia

Karol Nawrocki, o novo presidente do país europeu, é um admirador de Donald Trump

Candidato nacionalista vence 2º turno presidencial na Polônia
Candidato nacionalista vence 2º turno presidencial na Polônia
Karol Nawrocki, o novo presidente da Polônia, é um admirador de Trump. Foto: Sergei GAPON / AFP
Apoie Siga-nos no

O historiador nacionalista Karol Nawrocki venceu a eleição presidencial da Polônia, segundo os resultados oficiais divulgados nesta segunda-feira 2, o que representa um golpe para o governo pró-europeu do primeiro-ministro Donald Tusk.

Nawrocki, de 42 anos e admirador do presidente americano Donald Trump, recebeu 50,89% dos votos no segundo turno de domingo 1, informou a Comissão Nacional Eleitoral. Seu adversário, Rafal Trzaskowski de 53 anos, o prefeito pró-europeu de Varsóvia e aliado do governo Tusk, obteve 49,11%.

A taxa de participação foi de 71,63% do colégio eleitoral.

Nawrocki foi indicado pelo partido de direita Lei e Justiça (PiS), que governou a Polônia entre 2015 e 2023. A legenda é próxima do atual presidente Andrzej Duda.

“Parabéns ao vencedor”, escreveu na rede social X o conservador Duda, que agradeceu à população por “cumprir seu dever cívico” na votação.

A campanha de Nawrocki foi baseada no slogan “Polônia em primeiro lugar, poloneses em primeiro lugar”. Durante a campanha, ele prometeu manter o apoio polonês à vizinha Ucrânia contra a invasão russa, mas também criticou a ajuda fornecida aos ucranianos refugiados na Polônia.

Em um vídeo divulgado durante a campanha, ele afirmou que “os benefícios sociais serão principalmente para os poloneses” e que “nas listas de espera para médicos e clínicas, os cidadãos poloneses devem ter prioridade”.

Em maio, o presidente eleito declarou que a Ucrânia “não mostrou gratidão pelo que os poloneses fizeram”.

Sua oposição à entrada da Ucrânia na Otan rendeu críticas de Kiev.

Na Polônia, um país de rápido crescimento econômico com 38 milhões de habitantes, o presidente tem o poder de vetar leis e é o comandante-em-chefe das Forças Armadas.

Imigração, aborto, direitos

A vitória de Nawrocki pode bloquear a agenda progressista do primeiro-ministro Donald Tusk a favor dos direitos da população LGBTQ e de uma flexibilização das duras restrições ao aborto.

Também pode reavivar as tensões com a União Europeia sobre questões de aplicação da lei.

As reformas previstas por Tusk, ex-presidente do Conselho Europeu que chegou ao poder em 2023, foram paralisadas pelo atual presidente Duda.

Muitos eleitores de Nawrocki disseram durante a campanha que querem restrições mais severas à imigração e que desejam mais soberania em relação à UE.

Os simpatizantes de Trzaskowski defendem a aprovação da união civil para casais do mesmo sexo e a autorização do aborto.

A cientista política Anna Materska-Sosnowska, da Universidade de Varsóvia, qualificou a eleição como “um verdadeiro choque de civilizações”.

O presidente eleito visitou a Casa Branca durante a campanha e afirmou que Trump lhe disse: “Você vai ganhar”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo