Mundo

Candidato de esquerda lidera com folga a corrida presidencial na Colômbia

Gustavo Petro, derrotado em 2018, está à frente de Frederico Gutiérrez, que tem o apoio do atual presidente

Gustavo Petro. Foto: Paola Mafla/AFP
Apoie Siga-nos no

Gustavo Petro, candidato de esquerda à Presidência da Colômbia, lidera as intenções de voto para o primeiro turno com 41,2%, contra 27,5% de Frederico Gutiérrez, nome indicado pelo atual presidente, Iván Duque.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira 20 pelo Atlas Político.

Petro foi derrotado por Duque nas eleições de 2018. O presidente, figura do movimento político que tem como liderança Álvaro Uribe, encerra o seu mandato com desaprovação acima de 60%.

De acordo com o levantamento, a terceira posição está com Rodolfo Hernández, chamado de “Donald Trump colombiano” por veículos latinos. Na sequência, aparece Sergio Fajardo, que se declara como centrista.

Os eleitores colombianos vão às urnas em 29 de maio. São 39 milhões de pessoas inscritas para votar no pleito. Após uma reforma realizada no governo de Juan Manuel Santos, a reeleição não é mais permitida.

https://twitter.com/AtlasIntel_es/status/1527741238643937282

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar