Mundo
Candidato de esquerda lidera com folga a corrida presidencial na Colômbia
Gustavo Petro, derrotado em 2018, está à frente de Frederico Gutiérrez, que tem o apoio do atual presidente
Gustavo Petro, candidato de esquerda à Presidência da Colômbia, lidera as intenções de voto para o primeiro turno com 41,2%, contra 27,5% de Frederico Gutiérrez, nome indicado pelo atual presidente, Iván Duque.
Os números foram divulgados nesta sexta-feira 20 pelo Atlas Político.
Petro foi derrotado por Duque nas eleições de 2018. O presidente, figura do movimento político que tem como liderança Álvaro Uribe, encerra o seu mandato com desaprovação acima de 60%.
De acordo com o levantamento, a terceira posição está com Rodolfo Hernández, chamado de “Donald Trump colombiano” por veículos latinos. Na sequência, aparece Sergio Fajardo, que se declara como centrista.
Os eleitores colombianos vão às urnas em 29 de maio. São 39 milhões de pessoas inscritas para votar no pleito. Após uma reforma realizada no governo de Juan Manuel Santos, a reeleição não é mais permitida.
https://twitter.com/AtlasIntel_es/status/1527741238643937282
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



