Mundo

Candidata de esquerda vence eleições presidenciais na Irlanda

Catherine Connolly, advogada, deputada e crítica dos Estados Unidos e da União Europeia, obteve mais de 63% dos votos

Candidata de esquerda vence eleições presidenciais na Irlanda
Candidata de esquerda vence eleições presidenciais na Irlanda
A presidente eleita na Irlanda, Catherine Connolly. Créditos: Paul Faith / AFP
Apoie Siga-nos no

A candidata independente de esquerda Catherine Connolly foi declarada neste sábado vencedora das eleições presidenciais na Irlanda, superando por ampla margem sua adversária de centro, em uma disputa marcada pela grande quantidade de votos nulos.

Catherine, 68, advogada, deputada e crítica dos Estados Unidos e da União Europeia, obteve mais de 63% dos votos, e Heather Humphreys recebeu 29,5%.

Cerca de 3,6 milhões de eleitores foram convocados às urnas ontem para escolher o sucessor de Michael Higgins, de 84 anos, que ocupa o cargo honorífico desde 2011.

Esta foi a primeira vez desde 1990 que apenas duas candidatas, ambas mulheres, disputaram a Presidência do país. Desta vez, Catherine enfrentou a ex-ministra Humphreys, uma das principais figuras da coalizão governista.

“Catherine será uma presidente para todos nós e será a minha presidente”, declarou Heather Humphreys à TV pública.

A candidata independente também recebeu os cumprimentos de Simon Harris, vice-primeiro-ministro irlandês e membro do partido de centro Fine Gael. “Desejo-lhe todo o sucesso possível”, afirmou.

Catherine se torna a terceira mulher a ocupar a Presidência do país, membro da União Europeia, com 5,2 milhões de habitantes.

A eleição foi marcada por baixa participação e críticas de eleitores conservadores, que disseram não se sentir representados.

Diversas figuras conservadoras chegaram a pedir aos cidadãos que anulassem seu voto, em protesto contra a falta de opções de direita na disputa.

Algumas celebridades também consideraram se candidatar, entre elas o lutador de artes marciais mistas Conor McGregor, o cantor Bob Geldof e o dançarino Michael Flatley.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo