Mundo

Campanha de Maduro diz não ter ‘a menor dúvida’ sobre vitória na eleição

A corrida eleitoral começa formalmente nesta terça, mas candidatos percorrem a Venezuela há meses

Campanha de Maduro diz não ter ‘a menor dúvida’ sobre vitória na eleição
Campanha de Maduro diz não ter ‘a menor dúvida’ sobre vitória na eleição
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em evento do CNE, em 20 de junho de 2024. Foto: Federico Parra/AFP
Apoie Siga-nos no

A equipe de campanha do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que busca um terceiro mandato de seis anos, está confiante em sua vitória na eleição do próximo dia 28, disse nesta segunda-feira 1º o chefe da equipe ao anunciar os próximos atos políticos.

“Vamos vencer. Não tenha a menor dúvida disso”, declarou em entrevista coletiva o parlamentar Jorge Rodríguez, líder do chavismo governante.

A campanha eleitoral começa formalmente nesta terça, embora tanto o líder socialista quanto seu principal adversário, Edmundo González, representante da líder inabilitada María Corina Machado, tenham começado a percorrer o país há meses.

A maioria das pesquisas aponta uma vantagem de González, embora sua permanência na disputa esteja ameaçada por uma ação na Suprema Corte contra o partido que o apoia.

“Tomara que o comportamento dos candidatos da oposição desta vez seja sereno, sério, respeitável e reconheça os resultados, como fizemos nas duas ocasiões em que não fomos favorecidos pelo voto do povo venezuelano”, disse Rodríguez, que anunciou mobilizações simultâneas em 70 cidades no próximo dia 4.

“É uma homenagem ao 70° aniversário do nosso comandante Hugo Chávez”, que coincide com a data das eleições. “Vamos tomar Caracas por completo”, acrescentou Rodríguez, sobre manifestações que sairão de vários cantos da capital até o palácio presidencial de Miraflores.

González e María Corina anunciaram a “caravana com a Venezuela”, que começa na próxima quinta-feira, também em Caracas, e percorrerá outras cidades.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo